Com gols de Fernandes, o Figueirense confirmou seu bom momento e venceu o Bahia por 2 a 1, na tarde deste domingo, no estádio Orlando Scarpelli, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Após ver Diones abrir o placar para o Bahia, Fernandes marcou duas vezes e sustentou uma invencibilidade do Figueirense que já dura onze rodadas. No período, foram cinco triunfos e seis empates.
Com a vitória de hoje, o time catarinense chegou aos 50 pontos e manteve o sonho de se classificar para a Taça Libertadores-2012. O Flamengo, último na zona de classificação para a competição sul-americana, tem apenas dois pontos a mais do que os comandados de Jorginho.
Ontem, o Bahia havia suspirado de alívio com as derrotas de Ceará e Atlético-PR. Mas como não fez sua parte neste domingo, continua seriamente ameaçado pelo rebaixamento. O time de Joel Santana tem 36 pontos e a quatro da zona da degola.
A última que o time tricolor baiano comemorou uma vitória no Nacional foi no dia 1º de outubro, nos 3 a 2 sobre o ameaçado Avaí.
Na próxima rodada, o Figueirense visita o Botafogo e o Bahia recebe o São Paulo.
O JOGO
Bem ao estilo Joel Santana, o Bahia armou uma retranca para jogar em Santa Catarina na base de contra-ataques. No primeiro tempo, a tática não funcionou e o time baiano se limitou a arremates de fora da área. O mais perigoso deles partiu dos pés de Hélder, mas acabou saindo pela linha de fundo.
Já o Figueirense tinha a posse de bola, mas acertou a marcação dos comandados de Joel Santana. Em um raro lance de perigo da etapa inicial, a revelação Wellington Nem, que já marcou oito gols no Brasileiro, um deles na última rodada contra o Palmeiras, saiu livre na área e acertou a trave esquerda de Marcelo Lomba.
No segundo tempo, as duas equipes voltaram dos vestiários com a mesma formação. Mas logo início, o técnico Jorginho teve de tirar Maicon, contundido, e escolheu Fernandes, ídolo da torcida catarinense.
Mas a estrela de Fernandes precisaria de uma motivação a mais para brilhar e ela veio com o primeiro gol do jogo, anotado por Diones. No lance, após confusão na área, o jogador do Bahia chutou, a bola desviou e acabou enganando Wilson antes de morrer nos fundos da rede catarinense.
Imediatamente na saída da jogo, Fernandes na intermediária, ajeitou e deu uma belo chute com curva para empatar a partida.
Não satisfeito, Fernandes voltou a ser protagonista aos 23min. No lance, após troca de passes na intermediária, o iluminado da partida ajeitou o corpo e colocou no cantinho de Marcelo Lomba, que mais uma vez só observou a bola entrar.
Mesmo atrás no placar, o time de Joel Santana não teve forças para buscar o empate e continuou vendo o Figueirense jogar melhor. Já o time de Santa Catarina preferiu administrar o marcador e manter o seu sonho pela Libertadores.