Figueira surpreende o Cruzeiro, e vence de 4 x 2, em Ipatinga (MG), pela 20ª rodada do Brasileiro, nesta quarta.
Júlio César (2), Elias e Wellington Nem fizeram os gols do time de Santa Catarina. Charles, duas vezes, marcou os tentos mineiros.
O Cruzeiro não contou com o artilheiro da equipe na competição, o meia argentino Montillo, suspenso. O goleiro Fábio, convocado por Mano Menezes para o amistoso contra Gana, dia 5 de setembro, não jogou pelo mesmo motivo.
Com este resultado, o time de Belo Horizonte estacionou nos 27 pontos. O clube de Florianópolis, por sua vez, chegou aos 29.
Esta é a segunda vitória consecutiva do Figueirense fora de casa. Na última partida como visitante, a equipe havia batido o líder Corinthians, há duas semanas, no Pacaembu. O time ainda se recupera do revés no clássico contra o Avaí, no último domingo.
O JOGO
O Figueirense foi mais eficiente na primeira etapa. Neutralizou as jogadas ofensivas do Cruzeiro e conseguiu encaixar bons contra-ataques.
O time de Florianópolis só tomou um susto logo no início do duelo, quando o zagueiro Léo, da equipe mineira, chutou a bola na trave do clube sulista. O atleta aproveitou uma bobeada do goleiro Wilson para fazer a finalização.
Aos 29min, o atacante Wellington Nem deu o passe para seu companheiro Júlio César. O atleta, livre no meio da área, chutou no canto esquerdo de Rafael e fez o primeiro tento do confronto.
Seis minutos depois, a jogada foi pela esquerda. O meia Maicon chutou cruzado, o arqueiro do time mineiro rebateu para a intermediária. Elias dominou e bateu no canto direito de Rafael. Figueirense 2 a 0.
A resposta cruzeirense foi imediata. Aos 37min, o meia Charles, que substituía Montillo, suspenso, recebeu na área e bateu forte de esquerda. Wilson ainda chegou a tocar na bola, mas ela entrou.
Na volta do intervalo, o time mandante mostrou nervosismo e o Figueirense soube aproveitar. Aos 6min, Wellington Nem ganhou de Léo no meio de campo, arrancou, invadiu a área e tocou por cima de Rafael.
Oito minutos depois, o volante Túlio tabelou com Júlio César. O atacante ficou cara a cara com o goleiro da equipe mineira e fez seu segundo tento na partida. O quarto dos visitantes.
Porém, a exemplo da primeira etapa, o meia Charles respondeu imediatamente. Um minuto depois, ele recebeu na meia-lua e concluiu com perfeição no canto direito de Wilson.
O técnico do Cruzeiro, Joel Santana, colocou o atacante Bobô, ex-Corinthians, no lugar de Sebá.
A equipe mineira até lutou, mas pouco produziu. O Figueirense apenas administrou a vantagem.
Na próxima rodada, o Cruzeiro visita o Palmeiras, enquanto o Figueirense recebe o São Paulo.